FAMÍLIA, UM TESOURO AOS OLHOS DO PAI
Em todas as profissões exigem longos anos de preparação seria para que se forme profissionais responsáveis e comprometidos com sua vocação missão.
Na construção da família não pode ser diferente, precisamos nos conscientizar que a preparação para construir uma família deve ser levado a serio, pois a família é como um tesouro aos olhos de Deus. É tão preciosa que Deus quis também ter uma família, uma família tão unida que sabemos que são 3 pessoas e um só Deus que jamais nossa inteligência será capaz de entender esse tão grande e belo mistério. Um Deus que se faz amor, que dá sua vida por amor, um Deus que olha por nós em todos os momentos de nossa existência.
Precisamos entender que a construção de uma nova família alicerçada em Deus, começa na escolha da (o) namorada (o) de levar a serio aquele que com sabedoria soube escolher porque foi Deus quem o deu a mim. Os noivos precisam levar a serio as preparações que são feitas nos cursos ou melhor nos “Encontros” de noivos.
Casais que não medem esforços para estarem ali partilhando suas experiências, levando até eles os seus testemunhos de vida, a palavra de Jesus, para que os noivos se sintam encoporados a levar adiante a vida matrimonial. Uma vida de amor e perdão, renuncia, oração e compromisso com aquela (e) que Deus colocar a seu lado, pois o matrimonio é uma aliança feita com Deus e que não deve ser rompida pois é indissolúvel.
O CIC (Catecismo da Igreja Católica) no número 1656 fala que em nossos dias num mundo que se tornar estranho e hostil a fé as famílias Cristas são de importância primordial como lares de fé viva e irradiante. É no seio da família que os Pais são para o filhos pela palavra e pelo exemplo os primeiros mestres da fé... Pensando nisso preparem-se os noivos com responsabilidade e que irradiem cada vez mais a fé e que essa fé seja transmitida aos filhos, pois, fé se transmite e o lar é o lugar em que os filhos recebem o primeiro anúncio da fé, por isso é chamado de Igreja doméstica.
É preciso que os pais vivam primeiro aquilo que pretendem que os filhos vivam depois, pois o melhor educador é o exemplo. Os caminhos educacionais são semelhantes às trilhas nas florestas não bastam os sinais indicadores, é preciso um guia que vá à frente e mostre com a sua experiência as passagens mais seguras, os lugares monos perigosos. Da mesma forma, a alegria, a paz e todos os valores de um lar têm de encontrar sua fonte na vivência dos próprios pais, diz o Diretório da pastoral Familiar n° 136.
É como guia para nossos filhos preparemos cada vez mais para a missão no matrimonio e alem na vida missionária da nossa paróquia. Essa preparação tem que ser permanente, para a vida toda e não achar que já estamos prontos e sabemos de tudo.
Vilmar e Marilda (Coordenadores da Pastoral da Familiar)
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

hum que xique ´heim..... mae!!!!
ResponderExcluir